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  Página Inicial Informações ao Mercado Envio de Dados à SUSEP Roteiro de Envio dos Arquivos de Dados de Reclamação de Ouvidorias  

Roteiro de Envio dos Arquivos de Dados de Reclamação de Ouvidorias

Introdução

Os dados de Reclamações das Ouvidorias devem ser entregues à SUSEP de acordo com o que determina a Circular SUSEP 627 de 16 de abril de 2021 e o Manual de Orientação para Envio de Dados.
Prazo:  os dados de reclamações das ouvidorias do primeiro (dia 01 de janeiro a 31 de março), segundo (01 de abril a 30 de junho), terceiro (01 de julho a 30 de setembro) e quarto (01 de Outubro a 31 de dezembro) trimestres deverão ser encaminhados pela supervisionada à Susep respectivamente até 10 de maio, 10 de agosto, 10 de novembro e 10 de fevereiro.
Em caso de dúvidas, contate copac@susep.gov.br.
O envio deve ser realizado:
  • Pelo sistema de envio de arquivos, disponível neste link.
  • Caso sua empresa ainda não tenha login e senha de acesso, envie e-mail para wmaster.rj@susep.gov.br, informando o Código Susep da empresa e solicitando a senha de Administrador que será enviada ao Diretor de Relações com a Susep.
  • Os dados deverão ser enviados em arquivo JSON, compactado em formato ZIP, seguindo layout detalhado no Manual de Orientação.
  • As empresas que desejarem efetuar uma validação prévia poderão fazê-lo utilizando o arquivo de referência (validação) da estrutura JsonSchema.json acessível no link http://www2.susep.gov.br/download/ouvidorias/JsonSchema.json. O arquivo “schema” descreve a estrutura e os requerimentos que um documento JSON deve ter. A empresa poderá utilizar um validador proprietário ou utilizar algum validador online.
Exemplos:
Importante ressaltar que o arquivo “schema” não descreve a totalidade das regras que um arquivo de dados deve respeitar. O usuário deve ficar atento ao resultado do processamento do arquivo.
Observações:
  • Todas as empresas deverão enviar o arquivo, mesmo que não tenham tido reclamações no período.
  • As empresas que não possuírem informações no período devem enviar o arquivo json contendo o código da entidade (entidade) e a competência do envio (competencia).
  • Ex.:      
        {
            "entidade": "05000",
            "competencia": "202001",
            "reclamacoes": []
          }
  • As informações enviadas devem refletir a posição da reclamação no último dia do período de competência.
  • Com relação às reclamações não encerradas por qualquer motivo, inclusive quando houver suspensão do prazo para obtenção de informações junto ao reclamante, o preenchimento deve ser realizado com data = null e status – Pendente de Decisão.
  • Para as reclamações relativas ao Seguro DPVAT, o campo CanalVenda deverá ser preenchido como Venda Direta.
  • As reclamações relativas a títulos de capitalização da modalidade Instrumento de Garantia deverão ser registradas como Tradicional (Garantia de Aluguel).
Para entrar em contato com a área gestora desses dados, acesse este link para visualizar as informações de contato.
 
JavaScript Object Notation (JSON)

O JSON consiste de um modelo de armazenamento e transmissão de informações num formato texto.
  • Um par nome/valor deve ser representado pelo nome entre aspas duplas, seguido de dois pontos, seguido do valor.
  • A palavra-chave “null” deve ser utilizada para a representação de valores nulos.
    Ex.: "dataEncerramento": null
  • Os valores podem possuir apenas 3 tipos básicos:
    • numérico (inteiro ou real). Ex.:  "motivo": 50;
    • Booleano. Ex.:  "casado": true; e
    • String. Ex.: "entidade": "00000".
  • A partir dos tipos básicos, é possível construir tipos complexos: array e objeto.
  • Os arrays são delimitados por colchetes, com seus elementos separados entre vírgulas.

     Ex.: ["RJ", "SP", "MG", "ES"]

  • Os objetos são especificados entre chaves.

     Ex.: {

         "entidade": "00000"
      }
  • Podem ser compostos por múltiplos pares nome/valor, por arrays e também por outros objetos.
  • Os pares são separados por "," (vírgula).

     Ex.: {

         "entidade": "00000",
         "competencia": "202002"
      }
  • Os dados de ouvidoria devem estar estruturados como um objeto.
  • O nível raiz do json consiste possui as informações da supervisionada e a competência do envio.
  • As reclamações também fazem parte do nível raiz e devem ser enviadas como um array de objetos.

     Ex. Arquivo com apenas duas reclamações.

{
    "entidade": "05000",
    "competencia": "202001",
    "reclamacoes": [
    {
            "registro":1,
            "identificacaoResponsavel": "03122925399",
            "dataAbertura": "18-12-2019",
            "dataEncerramento": "20-02-2020",
            "numeroContrato": "12345678912345",
            "numeroProcessoSusep": "15414000000000000",
    "protocolo": "111111111111111",
            "motivo": 50,
            "canalVenda": 1,
            "status": 1,
            "canalReclamacao": 1,
            "assunto": 2,
            "reclamante": {
            "nome": "João da Silva",
                "identificacaoReclamante":"02764336000156",
                "cep": "11111111",
                "sexo": "F",
                "tipo": 1,
                "dataNascimento": "21-03-1972"
            }
        },
{
            "registro":2,
            "identificacaoResponsavel": "48795637892",
            "dataAbertura": "18-02-2020",
            "dataEncerramento": null,
            "numeroContrato": "34567891234",
            "numeroProcessoSusep": "15414000000000000",
            "protocolo": "010902042420424",
            "motivo": 51,
            "canalVenda": 4,
            "status": 4,
            "canalReclamacao": 1,
            "assunto": 5,
            "reclamante": {
            "nome": "Joaquim José",
                "identificacaoReclamante":"02764336000",
                "cep": "11111111",
                "sexo": "O",
                "tipo": 2,
                "dataNascimento": "21-03-2000"
             }
         }
    ]
 }
  • O campo registro é auto incrementável sequencial para cada reclamação do arquivo.
 
Fases do Envio
 
1) Entre na área do envio de arquivos neste link.
2) Preencha o login, a senha e digite o texto da imagem e por fim clique no botão enviar.
 
1) Ao realizar o login no Sistema de Envio de arquivos, o usuário será direcionado para a tela de “Envio de Arquivo” onde deverá escolher o tipo de envio “OUVIDORIAS (ITEM 12 - MANUAL CIRC 522)”.
 
2) clique no botão “Escolher arquivo” para anexar o arquivo em formato .zip contendo o arquivo de dados em formato .json (https://www.json.org/json-pt.html).
 
3) Clique no botão “Enviar” para enviar o arquivo .zip anexado.
 
4) Aguarde a finalização do envio do arquivo e a geração do protocolo de envio.
5) verifique o resultado do processamento do arquivo, clicando na aba “Protocolos de Envio”.
 
6) Verifique o resultado do processamento a partir do número do protocolo gerado na coluna “Resultado do Processamento”.
 
Os seguintes valores são esperados:
Resultado do processamento
Descrição
Aguardando processamento
O arquivo está na fila para ser processado.
Processado sem erros
O arquivo foi processado com sucesso, ou seja, todas as regras foram validadas e os registros de reclamação foram importadas para a base de dados da Susep sem qualquer pendência.
Erro no processamento
O arquivo contém erros, ou seja, o processamento do arquivo identificou que há erros de leiaute ou inconsistências que impediram a carga dos dados na base da SUSEP.  É possível ver a relação de erros clicando no botão "Detalhes". A supervisionada terá até a data limite do envio para ajustar os erros e enviar um novo arquivo
Carga na base, mas ainda necessita validação
O arquivo foi processado e os registros de reclamação foram importadas para a base de dados da Susep. Entretanto, o sistema sinalizou que há alguns registros com campos nulos que são passíveis de auditoria durante o processo de monitoramento e fiscalização. A supervisionada receberá um e-mail com os detalhes do processamento para tomar ciências dos registros nulos.
 
Cabe ressaltar que, independentemente do resultado do processamento informado nessa fase, a supervisionada ainda poderá ter os dados enviados auditados durante o processo de monitoramento e fiscalização da SUSEP.

 

 

Ações do documento